Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está em Condensa, na Cidade do México, onde existem alguns imóveis catalogados por suas riquezas arquitetônicas e possuem certas restrições para serem preservados.
A encomenda consistiu em desenvolver quatro unidades habitacionais num edifício tombado, a fachada e seu primeiro compartimento deveriam ser mantidos. O antigo nos convidou a compreender o funcionamento da casa e avaliar possíveis experiências para conservar o novo projeto.
A intenção do projeto era criar espaços interiores imitando os pátios originais, mantendo a privacidade desses espaços dos outros apartamentos. Estes pátios permitiram que cada apartamento fosse naturalmente iluminado e ventilado. Foram incorporados jardins nos limites entre o interior e os pátios, a fim de incorporar a paisagem dentro da arquitetura.
Este processo nos ajudou a entender como tratar uma herança valorizada com consciência e cuidado. O resultado é uma justaposição de memória e desenvolvimento urbano.